Equipe do CIESPI/PUC-Rio em Brasília para discutir a questão do Acolhimento Institucional


Nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2019, em Brasília, acontecerá a segunda reunião do Grupo de Trabalho sobre acolhimento institucional, realizado no âmbito do projeto “Conhecer para Cuidar”, conveniado com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Termo de Fomento nº 852357/2017 - CONANDA/SDH).

Neste encontro, a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) e o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) - instituições responsáveis pelo projeto - se reunirão com representantes governamentais, de organizações da sociedade civil, de serviços de acolhimento institucional públicos ou privados e de representantes de crianças e adolescentes com trajetória de acolhimento e vida nas ruas.

No foco dos debates estarão os encaminhamentos de crianças e adolescentes em situação de rua na rede de proteção a partir das unidades de acolhimento, além de um estudo de casos propostos pelos especialistas convidados. Analisaremos temas como a construção do Plano Individual de Atendimento (PIA); o planejamento; os encaminhamentos na rede intersetorial de atendimento; a evasão; e as estratégias de adesão ao acolhimento.

Neste segundo encontro seguimos com o objetivo de colaborar na construção de subsídios para a qualificação dos fluxos de atendimento e a elaboração de estratégias de articulação entre os operadores do Sistema de Garantia de Direitos no atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, contribuindo para o desenvolvimento, a implementação e o monitoramento de políticas públicas.