Destaques da conferência internacional sobre os trinta anos da ratificação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança


Durante três manhãs, a PUC-Rio foi palco de debates sobre as realidades, potencialidades e desafios desde a aprovação da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança, que completa 30 anos em 2019.

Uma plateia lotada pode conhecer os avanços no bem-estar das crianças, incluindo apresentação de políticas bem sucedidos em diversos países, e os retrocessos de governos conservadores e o impacto prejudicial da economia neoliberal. Os palestrantes também destacaram a importância de efetivar o direito das crianças de serem ouvidas e participarem de decisões que afetam suas vidas - direito esse garantido pela Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança.

Em consonância com o tema da participação, os jovens foram muito bem representados entre os palestrantes, que incluíam uma ex-criança-soldado do Congo, uma representante da juventude do Rio no Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA) e um grupo de jovens do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação, da cidade de Volta Redonda, município do sul do estado do Rio de Janeiro

O Seminário “No ‘melhor interesse’ de quem? Infâncias, crianças e a política internacional de proteção” foi uma realização da parceria fruto da PUC-Rio, o Departamento de Serviço Social e o Instituto de Relações Internacionais, em conjunto com o CIESPI e o apoio de vários parceiros internacionais, incluindo o International and Canadian Child Rights Partnership (ICCRP). O seminário teve apoio da FAPERJ e CAPES.