Conhecer para Cuidar: pesquisa possibilitará dados inéditos sobre crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil


No último final de semana, nos dias 30 de junho e 01 de julho de 2018, na cidade de Fortaleza/CE, aconteceu o curso de capacitação dos agentes de campo que participarão da pesquisa nacional, como parte do projeto Conhecer para Cuidar, uma parceria entre o CIESPI/PUC-Rio e a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno.
O projeto tem como um de seus objetivos realizar um levantamento de dados quantitativos e qualitativos sobre crianças e adolescentes em situação de rua e em acolhimento institucional com trajetória de vida nas ruas, tendo como referência as dezessete cidades brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes. Além disso, será realizado um levantamento nos principais equipamentos e dispositivos que oferecem atendimento a essa população.
O curso para os agentes de campo reuniu atores do movimento em defesa dos direitos de crianças e adolescentes em situação de rua, parte deles organizados na Campanha Nacional Criança Não é de Rua. Esses atores irão a campo, coletar dados, entre os meses de julho de 2018 e janeiro de 2019, com o apoio de diferentes redes locais nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Salvador, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Belém, Goiânia, Guarulhos, Campinas, São Luís, e Maceió.
A equipe do CIESPI/PUC-Rio acompanhará todo o trabalho e fará as análises das informações coletadas. A equipe será responsável pela organização de um relatório final que servirá de subsídio para políticas públicas. Será elaborado um documento com diretrizes para a melhoria do atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua, com foco sobre os Serviços de Acolhimento Institucional.

Manual para formação dos agentes de campo