CIESPI/PUC-Rio participa de campanha em prol da vacinação infantil na Rocinha.


Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, no Rio de Janeiro, apenas 9% das crianças com idades de 5-11 anos foram vacinadas contra a Covid-19 no estado. Na capital, 45% delas receberam a primeira dose da vacina. Embora haja subnotificação, esses números preocupam.

 

Diante desse cenário, considerando que a vacina é um direito e salva vidas, o CIESPI/PUC-Rio, em parceria com iniciativas locais da Rocinha, se engajou em uma campanha em prol da vacinação das crianças.

 

Através do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, coordenado pela Universidade de Edimburgo, temos desenvolvido atividades na comunidade, dentre elas: pesquisa e mapeamento do campo e uma ação de formação de jovens sobre o tema, com o apoio de um grupo consultivo comunitário.

 

Com o Brasil chegando a um novo pico da Covid-19, nos mobilizamos para consultar agentes de saúde locais e elaborar materiais de divulgação acerca da importância da vacinação infantil, desmistificando notícias falsas. Dentre esses materiais, foram elaboradas chamadas de rádio e para um carro de som, postagens para as redes sociais e panfletos que serão distribuídos em pontos estratégicos da comunidade. A campanha tem como foco os pais e responsáveis por crianças maiores de 5 anos que já podem se vacinar contra o coronavírus.

 

Essas iniciativas contam com o apoio dos jovens que fazem parte da ação comunitária desenvolvida na Rocinha, que visa promover a participação da comunidade em atividades e na agenda em prol das crianças na Primeira Infância.

 

Vejam alguns exemplos das estratégias adotadas abaixo e compartilhe. Participe dessa campanha!