CIESPI/PUC-Rio, integrante da Rede Pq-SMCA, participa da elaboração do documento "Contribuições para o avanço da atenção psicossocial de crianças e adolescentes, entregue ao Ministério da Saúdeistério da Saúde


04 de maio de 2023.


O CIESPI/PUC-Rio é integrante da Rede Nacional de Pesquisas em Saúde Mental de Crianças e Adolescentes (Rede Pq-SMCA), que no dia 24 de abril, se reuniu, por meio remoto, com a Dra. Sonia Barros e equipe do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde.


A Rede Pq-SMCA considera que a política de saúde mental para crianças e adolescentes (SMCA) ainda necessita superar obstáculos de diferentes ordens para que possa se inscrever definitivamente na história brasileira como ação transformadora de uma sociedade que por décadas relegou a infância e adolescência ao ‘menorismo’, ao silenciamento e à institucionalização. 


A luta em prol da defesa de direitos, proteção e do cuidado em liberdade das infâncias e adolescências deve ser guia das ações psicossociais em suas diferentes dimensões, associada, neste momento de retomada democrática, à luta contra o racismo, o capacitismo, a homotransfobia, o machismo e etarismo que ainda vigem entre nós.


Tendo como base um documento elaborado para este fim - que contém contribuições para o avanço da atenção psicossocial de crianças e adolescentes -, durante duas horas foram apresentados os principais desafios e sugeridas ações para superá-los em prol da consolidação da atenção psicossocial.


A Rede Pq-SMCA se corresponsabiliza com os caminhos psicossociais a trilhar e vem somar esforços na direção da construção de territórios psicossociais para as infâncias e adolescências de nosso país.


Para acessar o documento, clique aqui.