CIESPI/PUC-Rio esteve presente na cerimônia de lançamento do Observa Abrigo


20 de abril de 2023.


No dia 04 de abril de 2023, no salão nobre da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, foi realizado o evento de lançamento do primeiro observatório focado no acolhimento institucional para crianças e adolescentes do Brasil, o Observa Abrigo, criado pelo Instituto Rede Abrigo. O CIESPI/PUC-Rio esteve presente no evento, sendo representado por Caroline Araujo (assistente de pesquisa), Priscila Alves (bolsista PIBIC/CNPq) e Carolina Rocha (colaboradora voluntária). 


Douglas Lopes (diretor geral), Thais Ferreira (vereadora, PSOL/RJ) e Giovanna Cinacchi (coordenadora de pesquisa). Fotografia: Matheus RaymundoDouglas Lopes (diretor geral), Thais Ferreira (vereadora, PSOL/RJ) e Giovanna Cinacchi (coordenadora de pesquisa). Fotografia: Matheus Raymundo


 

O Observa Abrigo tem o objetivo de monitorar, analisar e debater o sistema de acolhimento institucional voltado para crianças e adolescentes do estado do Rio de Janeiro, através da sistematização de dados qualitativos e quantitativos publicados em diversas plataformas, como a do Módulo Criança e Adolescente (MCA), um cadastro on-line administrado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que disponibiliza dados dos programas de acolhimento do estado. Dentre as diversas informações oferecidas pela plataforma, encontramos: motivos de acolhimento, recorte racial e de gênero, motivos de desligamentos, dentre outros. Para conhecer o Observa Abrigo, Acesse aqui.




Apresentação do site do Observa Abrigo na cerimônia de lançamento  

As organizações presentes foram convidadas a contribuir com o observatório, e, nesse sentido, colocamos à disposição do grupo uma base de dados bibliográficos com mais de 550 artigos, dissertações e teses sobre o tema. Esse levantamento, disponível no site do CIESPI/PUC-Rio, está organizado e foi analisado por eixos temáticos destacando as principais recomendações dos pesquisadores para o aprimoramento da oferta do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Acesse aqui a base “Acolhimento institucional para crianças e adolescentes – produção acadêmica (2000-2021)”.

 


Essa base de dados bibliográficos, assim como o livro “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em acolhimento institucional no Brasil” e a série de três cadernos de pesquisa “Crianças e adolescentes em acolhimento institucional”, são os principais produtos do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela professora Irene Rizzini, com apoio da FAPERJ (CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; FAPERJ Ref. N° E-26/202.812/2017).