CIESPI/PUC-Rio, com o apoio da FAPERJ, lança guia interativo e atualiza base de dados do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições”


Encerrando o projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, o CIESPI/PUC-Rio tem o prazer de anunciar o lançamento de um guia interativo que organiza e apresenta as publicações elaboradas ao longo da pesquisa. 


Nos últimos cinco anos, sob a coordenação da professora Irene Rizzini (DSS/PUC-Rio) e com apoio da FAPERJ (CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; FAPERJ Ref. N° E-26/202.812/2017), nos dedicamos a compreender o atual cenário do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes no Brasil. 


Participaram do projeto Renata Mena Brasil do Couto, pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio, e as bolsistas de Iniciação Científica do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro Mônica Regina de Almeida Figueiredo (PIBIC/PUC-Rio), Hanna Azevedo Coelho (PIBIC/PUC-Rio) e Letícia Cristina Ferreira da Silva (FAPERJ). 


Realizamos um amplo levantamento e uma análise das normativas e da produção acadêmica sobre o tema (com a colaboração das assistentes de pesquisa do CIESPI/PUC-Rio Helena Piombini e Caroline Araujo) e consultamos profissionais e usuários do serviço de acolhimento no estado do Rio de Janeiro. No campo empírico, nossa atenção esteve voltada, especialmente, para a capital e para as particularidades do atendimento às crianças e aos adolescentes com trajetória de vida nas ruas. 


Além de participações em encontros e eventos nacionais e internacionais, o projeto resultou em um livro, uma série de publicações e uma base de dados bibliográficos, que podem ser acessados a partir do guia interativo a seguir. Ele também pode ser consultado clicando aqui



Destacamos também que, já na etapa final do projeto, em 2022, lançamos uma atualização da base de dados bibliográficos “Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes”. Essa base, que reunia e analisava a produção acadêmica dos anos 2000 a 2019, passou a oferecer aos leitores textos completos e fichas em PDF de 234 artigos e 326 teses e dissertações, publicados entre os anos de 2000 e 2021 no Brasil. O material, analisado por eixos temáticos, destaca as principais recomendações dos pesquisadores para o aprimoramento da oferta do serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Esses eixos temáticos abordam propostas relacionadas às vivências e ao perfil de crianças e adolescentes em acolhimento; ao cotidiano das instituições de acolhimento, à atuação dos profissionais que atuam no serviço; à família dos acolhidos; à maternidade e à sexualidade; à Primeira Infância acolhida; à saúde; à violência; ao desligamento, pós-desligamento e reinserção familiar e comunitária; e à medida de proteção e âmbito judicial.