CIESPI/PUC-Rio celebra as infâncias da Rocinha


24 de outubro de 2023.




No dia 16 de outubro, a equipe do CIESPI/PUC-Rio promoveu o encontro “Celebrando as Infâncias da Rocinha”, organizado no âmbito do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, coordenado pelas professoras Irene Rizzini (PUC-Rio/Brasil) e Kay Tisdall (Univ. de Edimburgo/Escócia).

No encontro, foram apresentadas as diversas atividades realizadas pela equipe em parceria com a comunidade da Rocinha nos últimos quatro anos, 2020-2023, inclusive através de uma exposição de fotografias e do lançamento de duas novas publicações.






O informe de pesquisa “Se liga na Rocinha! nº10” traz os principais destaques das quatro rodas de conversa organizadas junto à comunidade. O objetivo desses encontros foi estimular o diálogo entre os moradores e compartilhar um pouco do que aprendemos ao longo do projeto Primeira Infância Participava e Inclusiva. Em quatro anos, realizamos 56 entrevistas junto a moradores e profissionais que atuam no local e consultamos 30 crianças com idades entre 3 e 7 anos, que nos inspiraram na escolha dos temas centrais abordados, a saber: desenvolvimento infantil e qualidade de vida, saúde mental e educação antirracista. A última roda de conversa foi reservada para que pudéssemos discutir juntos ações relacionadas aos assuntos abordados anteriormente. 



Conheça o informe 10



Por quatro décadas, a equipe do CIESPI/PUC-Rio vem se dedicando a refletir e a pôr em prática o olhar atento e a escuta sensível em relação às experiências e expressões das crianças. Suas iniciativas vêm sendo desenvolvidas em diferentes territórios, mas a proximidade com a comunidade da Rocinha a tornou o espaço urbano de atuação mais sistemática. Lideranças comunitárias acompanharam de forma propositiva participando ativamente da construção de ações voltadas para a infância local. Ao longo dessa trajetória, foram criadas metodologias colaborativas com diferentes públicos, principalmente em diálogo com as crianças. Nossa intenção não é mostrar modelos infalíveis para solucionar o desafio de escutar o outro. O objetivo da publicação “Dialogando com as crianças: olhar sensível e escuta atenta” é expor algumas etapas da trajetória do CIESPI/PUC-Rio e suas metodologias de escuta de infâncias e crianças.



Acesse aqui a publicação “Dialogando com as crianças: olhar sensível e escuta atenta” 



Tivemos também a oportunidade de discutir junto com os mais de cem participantes do evento a “Carta coletiva da Rocinha em defesa da Primeira Infância”, elaborada por um grupo de moradores mobilizados ao longo do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva. O grupo se baseou nas demandas apresentadas pelos participantes das entrevistas e das quatro rodas de conversa promovidas pela equipe do CIESPI/PUC-Rio. Pudemos pensar junto com eles quais caminhos desejam seguir a partir das informações coletadas e das discussões realizadas.



Acesse a carta coletiva



Contamos com a presença sempre muito elogiada para Trupe Brincante, composta por jovens moradores da Rocinha formados pelo projeto, que promoveu brincadeiras e contação de histórias para os pequenos moradores da Rocinha. As crianças também foram as estrelas da atividade 1 foto 1 frase, que destacou momentos de interação entre mães, pais e filhos, trazendo para os presentes um pouco do cotidiano das famílias que participaram das diferentes ações propostas.




Entre outras atividades lúdicas e culturais, ao final, uma ciranda animou os participantes e fechou o evento, fortalecendo os laços entre a equipe do CIESPI/PUC-Rio e os moradores da comunidade. Agradecemos a todas e todos que estiveram presentes e contribuíram para esse encontro de celebração das infâncias da Rocinha!