CIESPI participa de Grupo de Trabalho para discutir Acolhimento Institucional


A Associação Beneficente O Pequeno Nazareno (OPN) e o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio), instituições responsáveis pelo projeto “Conhecer para Cuidar”, conveniado com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Termo de Fomento nº 852357/2017 - CONANDA/SDH), participarão, nos dias 22 e 23 de outubro de 2018, em Brasília, do primeiro encontro do Grupo de Trabalho sobre Acolhimento Institucional que será desenvolvido no âmbito do referido projeto.
Este grupo contará com a participação de representantes governamentais, de organizações da sociedade civil, de serviços de acolhimento institucional públicos ou privados e de representantes de crianças e adolescentes com trajetória de acolhimento e vida nas ruas.
No primeiro encontro será analisada a porta de entrada de crianças e adolescentes nas unidades de acolhimento. Para isso, serão tratados temas como o perfil das crianças e adolescentes atendidos, sua recepção e processo de adaptação à instituição. Será realizado também um breve estudo de casos apresentados pelos especialistas convidados com foco sobre os temas desta primeira atividade.
O objetivo principal deste Grupo de Trabalho é, a partir da Resolução n° 001/2016 CONANDA/CNAS, formular um guia metodológico e de boas práticas para subsidiar as equipes profissionais nas unidades de acolhimento institucional que atendem essa população.