CIESPI participa da 4ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda


24 de novembro de 2022.  


 

No âmbito do projeto, Parceria Internacional e Canadense sobre os Direitos da Criança (ICCRP), coordenado internacionalmente pela professora Tara Collins (TMU) e, no Brasil, pela professora Irene Rizzini (DSS/PUC-Rio), a equipe do CIESPI/PUC-Rio está desenvolvendo a pesquisa "Participação e protagonismo juvenil no Brasil: um estudo no Sul-Fluminense do Rio de Janeiro". Visando acompanhar o debate atual, Caroline Araujo, assistente de pesquisa, e Priscila Alves, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq/DSS), participaram da 4ª Conferência Livre dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, realizada no dia 10 de novembro de 2022.


Priscila Alves e Caroline Araujo, da equipe do CIESPI/PUC-Rio


Promovido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda (CMDCA-VR), a conferência teve como tema central “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19”. A organização do encontro ficou a cargo do Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação (FJSFA).


A Conferência foi dividida em cinco eixos temáticos: promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós-pandemia; participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da Covid-19.


Considerando os reflexos da pandemia, crianças e adolescentes apresentaram propostas para a melhoria da proteção dos seus direitos de acordo com os eixos temáticos. Após as proposições, de forma lúdica, foi realizada uma plenária para eleição dos delegados e das propostas a serem debatidas na XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Volta Redonda, realizada no dia 22 de novembro.


Banda Tambores de Aço


Também foram realizadas rodas de conversas com Tatiana Sobral, atriz e professora de teatro musical, e com a Roda Cultural de Volta Redonda. Houve ainda apresentação da banda Tambores do Aço, formada por jovens da Fundação CSN. Na mesa de abertura, estavam presentes Denise Carvalho, conselheira do CMDCA; Leonardo Barbosa, Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Volta Redonda; Júlio Cyrne, Secretário Municipal de Educação de Volta Redonda; Carlos Macedo da Costa, Secretário Municipal de Estratégia Governamental; e Jéssica Ramos, conselheira do CMDCA-VR e participante do Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação.


Desde 2018, o CIESPI/PUC-Rio acompanha as atividades realizadas pelo CMDCA-VR e pelo FJSFA, tendo em vista que o município de Volta Redonda é pioneiro em efetivamente incluir adolescentes em seu quadro de conselheiros. Para conhecer mais sobre a parceria, confira o caderno intitulado “Jovens em Ação: reflexões sobre participação social e inserção no mundo do trabalho”. Nele, é apresentada a pesquisa realizada pela equipe do CIESPI/PUC-Rio em parceria com o Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação, entre meados de 2020 e 2022. O texto reúne dados coletados através de entrevistas e grupos focais realizados junto a atores-chaves e jovens moradores do município, assim como traz as considerações dos jovens sobre sua participação no projeto e analisa os desafios e acertos da parceria intergeracional.