Centre for Children’s Rights Studies e CIESPI/PUC-Rio desenvolvem pesquisa sobre os direitos de adolescentes com trajetória de vida nas ruas


O projeto A capabilidade participatória de crianças e adolescentes em situações de rua no Brasil visa compreender como adolescentes acolhidos/as com trajetória de vida nas ruas exercem seus direitos e participam da vida social de suas comunidades. Sua metodologia consiste na realização de entrevistas individuais com profissionais que atuam em instituições de acolhimento e com adolescentes que ali vivem. Além disso, serão sistematizadas políticas públicas, normativas e planos governamentais relacionados ao tema.


Na etapa atual do projeto, iniciada em março de 2022, pesquisadores/as estão realizando entrevistas em seis cidades brasileiras: Brasília, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Essas consultas nos ajudarão a conhecer o cotidiano das instituições, a história de vida dos/as adolescentes e como eles/as exercem seus direitos. Investigamos, especialmente, os obstáculos e os fatores que facilitam a participação dos/as acolhidos/as nos processos decisórios que versam sobre suas vidas.


O projeto é coordenado por Daniel Stoecklin, professor do Centre for Children’s Rights Studies, da Universidade de Genebra/Suíça, e conta com a parceria científica de Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio). André Cardozo Sarli (Universidade de Genebra) e Renata Mena Brasil do Couto (CIESPI/PUC-Rio) são os pesquisadores responsáveis.


Para conhecer mais sobre o projeto, clique aqui