31 de outubro de 2025.
![]()
Como adolescentes e jovens estão percebendo e reagindo às mudanças climáticas no Brasil? Esse é o tema da entrevista com Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio). A conversa, conduzida por Raiana Ribeiro, do Cidade Escola Aprendiz, organização parceira do Centro, integra uma iniciativa do British Council, que se debruça sobre o tema, buscando contribuir para o debate.
A entrevista aborda resultados de uma pesquisa realizada pela equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio), que ouviu 200 adolescentes e jovens, de 12 a 18 anos, em 10 cidades brasileiras, abrangendo todas as regiões do país. O estudo traz dados sobre o que essa geração sabe, sente e faz em relação às mudanças climáticas e revela como os jovens têm se engajado para mitigar seus efeitos.
A iniciativa ganha ainda mais relevância neste momento em que o Brasil se prepara para sediar a COP30, em Belém, e reforça a importância de incluir as perspectivas juvenis nas discussões sobre políticas públicas e meio ambiente.
Confira a entrevista completa clicando aqui.