Atualização da base de dados População infantil e adolescente em situação de rua no Brasil Produção acadêmica (2000-2020)


O CIESPI/PUC-Rio acaba de publicar uma atualização em sua base de dados bibliográficos “População infantil e adolescente em situação de rua no Brasil – Produção acadêmica (2000-2020)”. Essa base, que antes englobava textos publicados entre os anos 2000 e 2015, foi ampliada para incorporar textos publicados nos últimos cinco anos no país. Atualmente, estão disponíveis para consulta 74 artigos e 78 teses e dissertações que tratam das especificidades de crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil.

Essa iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa “Políticas Públicas e os Desafios da Implementação: análise do caso da política de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua no Rio de Janeiro” (apoio: FAPERJ, Cientista do Nosso Estado, 2014-2017, CNE FAPERJ, Ref. N° E-26/201.274/2014). Seu objetivo é sistematizar e aprofundar o debate nacional atual acerca das tendências teóricas e metodológicas relativas ao tema em questão, facilitando a busca e permitindo acesso ágil aos textos e suas sínteses, bem como às análises da equipe de pesquisa, coordenada pela professora Irene Rizzini, PUC-Rio/CIESPI.

Não deixem de visitar também as demais bases de dados bibliográficos do CIESPI/PUC-Rio, relacionadas aos temas: acolhimento institucional e participação infantil e juvenil.

Acesse por aqui.