O terceiro e último volume da série de pesquisas Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional já está no ar!


Acaba de ser publicado o caderno de pesquisa “Produção acadêmica sobre crianças e adolescentes em acolhimento institucional: recomendações para o aprimoramento do serviço”, de autoria de Renata Mena Brasil do Couto e Irene Rizzini.

Publicado pelo CIESPI/PUC-Rio, com o apoio da FAPERJ, esse texto visa ampliar o alcance das pesquisas e dos debates sobre o tema do acolhimento institucional para crianças e adolescentes. Ele se baseia em um amplo levantamento e na análise da produção acadêmica nacional, publicada entre 2000 e 2019, sobre o tema. Durante a análise desse material, organizado em eixos temáticos, foram extraídas recomendações para o aprimoramento do serviço. Essas recomendações são fruto de um grande número de pesquisas realizadas em diferentes partes do Brasil e, por isso, acreditamos que configurem uma amostra significativa a partir da qual seja possível construir subsídios para políticas públicas de atendimento a crianças e adolescentes acolhidos.

Esta série de pesquisas é um dos produtos do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela professora Irene Rizzini (FAPERJ/CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; FAPERJ Ref. N° E-26/202.812/2017).

Acesse aqui os 3 cadernos da série:

3: Produção acadêmica sobre crianças e adolescentes em acolhimento institucional: recomendações para o aprimoramento do serviço

2: Acolhimento Institucional em foco - Perspectivas de profissionais e de crianças e adolescentes usuários do serviço no Rio de Janeiro

1: Espaços de Escuta e Participação no Contexto de Acolhimento Institucional