CIESPI/PUC-Rio presente no 8º GRUPECI na Universidade Federal do Paraná


11 de dezembro de 2023.



Entre os dias 4 e 6 de dezembro de 2023, a Universidade Federal do Paraná, sob a coordenação da professora Ângela Scalabrin Coutinho, sediou o  8º GRUPECI - Seminário de Grupos de Pesquisa sobre Crianças. Focado no tema “Infâncias e justiça social: perspectivas no contexto brasileiro”. O evento reuniu especialistas e grupos de pesquisa de todo o Brasil para debater questões vitais sobre a infância e explorar novas perspectivas para as crianças brasileiras, tendo em vista os contextos históricos, políticos e sociais atuais. Este é um dos eventos acadêmicos mais importantes no campo dos estudos da criança e atraiu mais de 700 participantes. 


A conferência de abertura foi realizada por Irene Rizzini, professora do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio e diretora presidente do CIESPI/PUC-Rio.


A professora Irene Rizzini também lançou no evento o livro Crianças e adolescentes entre a casa, as ruas e as instituições de acolhimento, organizado com Renata Mena Brasil do Couto, com apoio da Faperj/Cientista do Nosso Estado. O livro envolveu diversos autores, com pesquisas conduzidas em diferentes estados do Brasil, introduzindo temas bem contemporâneos ao debate.


Conheça mais sobre o livro e o projeto clicando aqui.



 

Lançamento do livro “Meninas negras: a história do meu black”


Da esquerda: Julia Gomes, Irene Rizzini e Eliane Gomes.

O GRUPECI também foi palco para o lançamento de diversas obras literárias, incluindo “Meninas negras: a história do meu black”. Este livro,  que contou com o apoio do CIESPI/PUC-Rio, foi escrito por duas crianças – Alice Pereira e Julia Gomes e suas mães – Daniele Pereira e Eliane Gomes. Elas representam diferentes gerações que contam experiências vivenciadas com seus cabelos, superações de medos, preconceitos e autoestima na infância. 


O livro pode ser acessado clicando aqui.