CIESPI/PUC-Rio participa do evento “Criança e natureza no centro do Congresso Nacional”


14 de novembro de 2023.




No dia 7 de novembro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, aconteceu o evento “Criança e natureza no centro do Congresso Nacional”, organizado pelo Instituto Alana com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Coalizão pelo Clima, Crianças e Adolescentes (CLICA).


O CIESPI/PUC-Rio é uma das instituições fundadoras da CLICA, articulação da sociedade civil que tem por objetivo defender o direito de crianças e adolescentes, das presentes e futuras gerações, ao meio ambiente limpo, saudável e sustentável. Também integram a coalizão o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN), Instituto Alana, Instituto Árvores Vivas, Instituto da Infância (IFAN), Plan International Brasil, Rede Nacional Primeira Infância e Visão Mundial.


O evento marcou o lançamento do Comentário Geral Nº 26 da Organização das Nações Unidas no Brasil, que trata sobre os Direitos da Criança e o Meio Ambiente, com foco especial nas Mudanças Climáticas. Como membro da CLICA, o CIESPI/PUC-Rio contribuiu com contribuiu com sugestões para a elaboração do documento oficial.


No evento, Carolina Terra, pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio, destacou em sua fala a necessidade de assegurar que as políticas públicas climáticas sejam sensíveis às diversas realidades das infâncias e adolescências e que as iniciativas públicas e privadas estejam integradas numa agenda de combate à emergência climática. Isso deve ser feito, de maneira inegociável, com a participação ativa de crianças e adolescentes.


Créditos da imagem: Paula Carrubba (@paulacarrubbaph)


O encontro também contou com a presença de Paola Babos (representante adjunta do UNICEF Brasil), Adalberto Felicio Maluf Filho (Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima), Val Munduruku (ativista indígena), Laila Zaid (atriz e comunicadora socioambiental), Catarina Lorenzo (jovem ativista e conselheira do grupo internacional Child Rights Connect), Maria Eduarda Silva (jovem ativista climática), JP Amaral (gerente de Clima e Meio Ambiente do Instituto Alana), Mikaela Alves (Instituto Alana), Julia Ferraz (Plan International Brasil), Joyce Paixão (Rede de Adaptação Climática Antirracista), bem como os deputados federais Nilto Tatto e Célia Xakriabá.


Da esquerda para direita - Representando a CLICA: JP Amaral (Instituto Alana), Julia Ferraz (Plan International), Juliana Gatti (Instituto Árvores Vivas) e Carolina Terra (CIESPI/PUC-Rio). Créditos da imagem: Paula Carrubba