CIESPI


É um centro de estudos e de referência associado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), dedicado ao desenvolvimento de pesquisas e projetos sociais voltados a crianças, adolescentes, jovens e seus elos familiares e comunitários. Tem como meta subsidiar políticas e práticas sociais para esta população, contribuindo para o seu desenvolvimento integral e para a promoção e defesa dos seus direitos.


ATUAÇÃO

O CIESPI é um centro internacional que atua no Brasil de forma ampla e com parcerias estabelecidas em vários países. Desde a sua fundação, em 1984, a equipe do CIESPI desenvolve intercâmbios nas áreas de pesquisa e de capacitação, com organizações governamentais e não governamentais em todo o território nacional e em diversos países. A abrangência do Centro se dá principalmente através da participação ativa em redes de pesquisa com foco sobre políticas públicas que visem assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes. Em âmbito internacional, a principal atuação nos últimos anos tem sido como membro da Rede Internacional de Pesquisa Childwatch, sediada em Oslo, Noruega. A equipe do CIESPI é particularmente ativa na Childwatch América Latina. Outra atividade importante é o desenvolvimento de projetos de pesquisa, coordenados junto ao departamento de serviço social da PUC-Rio, em convênios estabelecidos com instituições internacionais, como por exemplo, a Universidade de Guadalajara, no México e a Universidade de Ostfold, na Noruega.


CIESPI | POLÍTICA DE PROTEÇÃO À CRIANÇA

A Política de Proteção à Criança do CIESPI é aplicada no desenvolvimento das diversas ações que correspondem a sua missão institucional: pesquisas, produção e divulgação de informações com foco sobre a população infantil e juvenil, projetos de pesquisa e ação considerando a participação das crianças, contratação de profissionais, gestão e articulação no âmbito das políticas públicas, entre outras.
A Política de Proteção à Criança do CIESPI visa orientar que, no caso de identificação de alguma violação de direitos, os/as profissionais saibam encaminhar a situação para o atendimento necessário de cada ocorrência, recorrendo adequadamente ao Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
O principal objetivo da Política de Proteção à Criança do CIESPI é assegurar que todas as crianças e todos os adolescentes e cada um deles individualmente estejam protegidos de toda e qualquer forma de maltrato e/ou de violação de direitos em relação a cada um dos projetos que o CIESPI desenvolve.

Confira aqui a Política de Proteção à Criança do CIESPI.


    PRINCIPAIS LINHAS DE AÇÃO

    • Desenvolvimento de estudos, pesquisas e projetos sociais;
    • Assessoria interdisciplinar em âmbitos nacional e internacional;
    • Capacitação de estudantes e profissionais;
    • Sistematização e difusão de informações.


    PRINCIPAIS ATIVIDADES

    • Desenvolvimento de projetos de pesquisa e ação interdisciplinares, contribuindo para o debate sobre políticas e práticas em âmbitos local, nacional e internacional;
    • Promoção de palestras, cursos e seminários, visando à socialização dos resultados de suas pesquisas;
    • Difusão de metodologias, ferramentas para subsídio a políticas públicas e dados provenientes de pesquisas produzidas no Brasil e no exterior;
    • Capacitação a estudantes e profissionais em diversas áreas do conhecimento;
    • Assessoria de projetos, programas e pesquisas em suas áreas de atuação;
    • Participação de espaços de articulação e deliberação de políticas públicas, tais como fóruns e conselhos, de forma a contribuir para a promoção, defesa e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.


    O CIESPI passa por auditorias externas anualmente, garantindo transparência e eficiência em sua administração-financeira.