Vídeos

Superlotação no sistema socioeducativo, um vídeo da TV PUC-Rio

2019

Diretora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância, a professora Irene Rizzini aponta equívocos na condução do sistema socioeducativo. Uma decisão do STF determinou a liberação de adolescentes internados em instituições de quatro estados.

Jo Boyden - Seminário "No ‘melhor interesse’ de quem?"

2019

O Seminário “No ‘melhor interesse’ de quem? Infâncias, crianças e a política internacional de proteção” foi uma realização da parceria fruto da PUC-Rio, o Departamento de Serviço Social e o Instituto de Relações Internacionais, em conjunto com o CIESPI e o apoio de vários parceiros internacionais, incluindo o Internacional an Canadian Child Rights Partnership (ICCRP). O seminário teve apoio da FAPERJ e CAPES.

Contrastes: infância e cidade

2018

O projeto Contrastes: Infância e Cidade - metodologias de escuta e participação surgiu da observação de fotografias que compõem a exposição Crianças no Rio de Janeiro: Contrastes realizada pelo CIESPI/PUC-Rio e a Universidade de Østfold, Noruega, e das discussões no GT de Implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, instituído no CMDCA. Nesse âmbito, a necessidade de desenvolver metodologias de escuta, que garantam o direito de participação de crianças e adolescentes na formulação de políticas públicas, intensifica-se.
A proposta é estruturar uma metodologia, por meio de experimentações em grupos, utilizando elementos disparadores da convivência que acionam conversas e escuta participativa. A estratégia adotada tem como base a realização de oficinas de criação que partem de silhuetas de gestos de crianças, retiradas de fotografias, para que sejam desenvolvidos desenhos e relatos que revelem vivências e olhares sobre a cidade onde se habita.

Quando a casa é a rua

19-09-2012

Roteiro: Theresa Jessouroun

O que leva crianças e jovens a viver nas ruas? O que faz com que deixem as ruas? O documentário procura responder essas perguntas com depoimentos e imagens cotidianas de jovens que creceram nas ruas da cidade do México e do Rio de Janeiro.

O que dizem as mães - Projeto Tô grávida, e agora?

2017

"O que dizem as mães" faz parte do projeto "To grávida, e agora?" que teve início após uma série de atividades realizadas pelo CIESPI/PUC-Rio com foco sobre o tema em questão. O vídeo mostra jovens grávidas e/ou mães foram convidadas a responder uma pergunta central (“O que é ser mãe?”) e uma pergunta temática específica para cada uma (que abordava temas sobre os quais elas demonstraram interesse). Também houve uma dinâmica de “bate-bola” em que elas foram estimuladas a associar uma palavra a temas propostos pela equipe de trabalho (maternidade, família, liberdade, amor, sexo, drogas, direitos, educação, trabalho e moradia).