Vídeos

VÍDEO “TÔ GRÁVIDA, E AGORA?”

10-02-2017

Vídeo “Tô grávida, e agora?”, produzido pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio) e pela Associação Beneficente São Martinho, e protagonizado pelas jovens Chrislayne e Tais. O vídeo conquistou o primeiro lugar no concurso “Posso Falar?”, promovido pela Rede Rio Criança.

CIESPI/PUC-RIO REGISTRA EM VÍDEO ATO SOLENE DE ASSINATURA DA NOVA RESOLUÇÃO QUE REGULAMENTA O SERVIÇO DE ABORDAGEM SOCIAL À POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA NO RJ

13-04-2016

No dia 13 de abril de 2016 foi assinada na Câmara Municipal do Rio de Janeiro a Nova Resolução que substitui a Resolução n° 20, de maio de 2011, da então Secretaria Municipal de Assistência Social. Esse é o resultado do trabalho do GT Criança e Adolescente da Comissão Especial sobre População em Situação de Rua da Câmara Municipal – RJ. O GT, composto por diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos, atuou por mais de um ano na redação de uma proposta de adequação da referida Resolução e no processo de discussão da mesma junto a SMDS. Esse evento, portanto, representa o ponto culminante deste processo.

NA CORDA BAMBA

12-10-2013

Adolescentes e jovens inseridos no Rap da Saúde (multiplicadores de saúde comunitária) vinculados ao Espaço Jovem Paulo Freire, participaram de encontros para a discussão e criação de uma esquete teatral, cujo tema central eram as vulnerabilidades vividas por crianças e adolescentes que se encontram em situação de rua. Essa etapa foi desenvolvida em conjunto com a equipe do projeto do Centro de Cultura Educação Lúdica da Rocinha, também do CIESPI. Essa iniciativa deu origem a esquete e produção do vídeo Na Corda Bamba.

QUANDO A CASA É A RUA

19-09-2012

Roteiro: Theresa Jessouroun
O que leva crianças e jovens a viver nas ruas? O que faz com que deixem as ruas? O documentário procura responder essas perguntas com depoimentos e imagens cotidianas de jovens que creceram nas ruas da cidade do México e do Rio de Janeiro.

OLHARES SOBRE OS 20 ANOS DO ESTATUTO

07-12-2010

O Projeto “Olhares sobre os 20 anos do Estatuto” realizou um balanço das duas décadas após a aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente, instituído pela Lei Federal nº. 8.069, de 13 de julho de 1990. A meta era desenvolver uma pesquisa relacionada à implementação do Estatuto e elaborar algumas publicações, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos, por meio da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente.