Pesquisa e políticas públicas

Título:
Ano:

Espaços seguros para a primeira infância na Rocinha: resultados da pesquisa

2016

Este estudo focaliza a precária situação da primeira infância que vive em comunidades de baixa renda no Rio de Janeiro, Brasil. Descreve os locais onde podem brincar e aprender, fora de sua própria casa, e faz recomendações sobre como melhorar e multiplicar esses espaços.
O local específico onde se desenvolve essa pesquisa é a extensa e populosa favela da Rocinha, localizada na Zona Sul da cidade. Mas seus achados aplicam-se a numerosas comunidades como essa ao longo do Brasil. O aspecto particular de vulnerabilidade que preocupa os autores desse estudo é a insuficiência de espaços seguros para as crianças de 0 a 8 anos aprenderem, brincarem e se desenvolverem saudavelmente em comunidades como a que estudamos aqui e em outras ainda menos providas de serviços e equipamentos sociais, distribuídas por todo o país.
A pesquisa foi desenvolvida por Cynthia Ozon Boghossian e Malcolm Bush, com participação de dois outros profissionais da equipe do CIESPI/ PUC-Rio: Nathercia Lacerda e Antônio Firmino. A pesquisa é parte do projeto “Infância sem violência: uma meta para o Rio”, com apoio da Fundação Bernard van Leer, sob a coordenação de Irene Rizzini, Malcolm Bush e Maria Cristina Bó.

Boletim nº 3 – Espaços seguros para crianças na primeira infância

2016

Este boletim apresenta as conclusões de um estudo desenvolvido pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio). Os objetivos do estudo são: conhecer os espaços destinados a crianças de 0 a 8 anos na comunidade da Rocinha, perceber como os responsáveis pelas instituições avaliam a qualidade e a quantidade dos espaços seguros para a primeira infância e o que deveria ser feito para sua ampliação e melhoria.

Boletim nº 2 - Gravidez na adolescência e maternidade no contexto das ruas

2016

A questão da gravidez e da maternidade no período da adolescência tem importantes implicações para as vidas de indivíduos e de famílias, assim como para o campo da saúde pública e demais políticas. Pesquisas indicam um cenário positivo de queda de sua incidência na última década, no Brasil e em âmbito internacional.

Boletim nº 1 - Primeira infância, saneamento e zika vírus

2016

O Brasil encontra-se em meio ao epicentro da epidemia atual do zika vírus. Há muitas pesquisas em curso e os dados confirmam a gravidade do problema. Evidências científicas recentes apontam a relação entre o vírus e o aumento da incidência de microcefalia em bebês recém-nascidos no país.

Boletim nº 3 - Os processos de construção e implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua

2011

Um projeto do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI) em convênio com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
O presente boletim é resultado da pesquisa intitulada “Os Processos de Construção e Implementação de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes em Situação de Rua”, desenvolvida pelo Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI, em convênio com a PUC-Rio). Nosso objetivo é analisar a elaboração, implementação e divulgação da Política Pública de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua no Rio de Janeiro, e fomentar processos semelhantes em outras cidades no país através dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs), guardando as especificidades de cada local.