Livros e periódicos

Título:
Ano:

Cuidado Familiar e saúde mental: a atenção das famílias a seus filhos na infância e adolescência

2013

RIZZINI, Irene, LEITE, Aline Deus da Silva, MENEZES, Cristiane Diniz de. Cuidado Familiar e saúde mental: a atenção das famílias a seus filhos na infância e na adolescência. Rio de Janeiro, Editora PUC Rio/Editora Reflexão: 2013.

Ainda são muitos os desafios a serem superados para que as crianças e os adolescentes com transtorno mental e/ou deficiência mental tenham seus direitos plenamente reconhecidos, a despeito da legislação que visa garanti-los. O pouco conhecimento sobre essas crianças e adolescentes tem contribuído para que eles sejam mantidos na invisibilidade e à margem da sociedade. Essa pesquisa descortina um pouco do sofrimento velado que muitas famílias vivenciam em sua busca por apoio para proverem os cuidados e o tratamento adequados para suas crianças e seus adolescentes.

Child and Adolescent Mental Health

2012

NAYAR, Usha (editor - Tatta Institute, Mumbay, India). Child and adolescent mental health. London: Sage Publications, 2012.

Capítulo: RIZZINI, Irene e ALMEIDA, Neli C. A. From institutionalization to family settings: Rethinking practices for children and youth with mental disabilities in Brazil (P. 187-203).

Para adquirir o livro na Amazon, clique aqui.  

Para adquirir o livro na Barnes & Noble clique aqui.

Revista O Social em Questão nº 27

2012

RIZZINI, Irene (et al.). Participação infantil e juvenil: perspectivas internacionais. Revista O Social em Questão no 27. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2012. 231p.

Participação infantil e juvenil: perspectivas internacionais é o tema o número 27 da revista O Social em Questão, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, lançado em junho de 2012. Os artigos que compõem a revista resultam de uma parceria com a Universidade de Edimburgo, Escócia, para o desenvolvimento de um projeto que reuniu pesquisadores do Brasil (CIESPI/PUC-Rio), Escócia, Inglaterra, Índia e África do Sul, com apoio do Leverhulme Trust (Reino Unido). Esse número da revista foi organizado por Irene Rizzini, professora da PUC-Rio e diretora do CIESPI e Kay Tisdall, professora da Universidade de Edimburgo e do Centro de Pesquisa sobre Família e suas Relações.

Para acessar o link para a revista, clique aqui.

A arte de governar crianças

2011

RIZZINI, Irene e PILOTTI, Francisco (orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. São Paulo: Cortez editora; Rio de Janeiro: CIESPI/PUC-Rio, 2011 (3ª ed.), 384p.

A efetivação de políticas públicas no Brasil

2011

RIZZINI, Irene; CALDEIRA, Paula, PRINCESWAL, Marcelo e BUSH, Malcolm (et al.). A efetivação de políticas públicas no Brasil: o caso das políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua. Rio de Janeiro: CIESPI/ PUC-Rio. Apoio: Oak Foundation, 97p.