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Revista O Social em Questão nº 35

2016

Infância e juventude: processos de vulnerabilização e estratégias de resistência. O Social em Questão, V.1, Nº 35, 1º semestre de 2016. Organização e apresentação: Irene Rizzini (PUC-Rio, CIESPI, Brasil), Ricardo Fletes Corona, Universidad de Guadalajara, México),Valeria Llobet (Universidad Nacional de San Martín, Argentina) e Juliana Batistuta Vale (CIESPI/PUC-Rio). 

O presente número da revista O Social em Questão tem como proposta analisar contextos de violações de direitos que vulnerabilizam a população infantil, adolescente e jovem em diferentes países da América Latina. Os artigos apresentados discutem processos e mecanismos de vulnerabilização que ocorrem em diferentes países, bem como as respectivas estratégias de ação e práticas de resistência desenvolvidas em reação a estes processos.

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Plano Municipal pela Primeira Infância do Rio de Janeiro

2015

No período de maio a dezembro de 2012, um grupo de organizações integrantes da Rede Nacional pela Primeira Infância (RNPI) foi constituído para elaborar um documento com prioridades para a primeira infância a ser apresentado ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA Rio).

Essa tarefa foi realizada, partindo-se de pesquisas e indicadores existentes e de prioridades já pautadas por instâncias governamentais e da sociedade civil, e em espaços de discussão e de deliberação, como Conselhos e Fóruns. Seguindo as diretrizes gerais do Plano Nacional pela Primeira Infância, esse grupo elaborou o documento intitulado “Contribuições para a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância do Rio de Janeiro”.

Políticas de Segurança e Direitos Humanos: enfocando a primeira infância, infância e adolescência

2015

Nas sociedades latino-americanas atuais, a crescente violência urbana e as formas como se definem e implementam as políticas públicas de segurança causam enormes impactos negativos na vida das crianças e adolescentes desde a primeira infância. Tais impactos não são distribuídos de maneira homogênea, atingindo de modo diferenciado as crianças e adolescentes dependendo de sua idade, gênero, etnia, raça, classe e local de moradia. Sendo assim, é preciso aprofundar as reflexões que desconstruam os mitos vigentes e permitam atuar sobre as múltiplas causas da violência, de modo a garantir uma segurança com foco na cidadania, que garanta o respeito aos direitos humanos de todas as crianças e adolescentes.

A publicação Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a Primeira Infância, Infância e Adolescência, é fruto de um pensar coletivo e conectado entre diversos atores sociais. O documento foi elaborado conjuntamente pela Equidade para a Infância e a Rede Nacional Primeira Infância (RNPI), com a colaboração do CIESPI/PUC-RIO (Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância) e do Instituto Arcor Brasil e o apoio do Instituto C&A.

Uma das características desta publicação é a incorporação de debates que dizem respeito à realidade comum compartilhada na América Latina, destacando, ao mesmo tempo, as particularidades de cada país e das políticas de segurança utilizadas para lidar com os problemas enfrentados.

Entre os temas e debates centrais abordados na publicação, estão:

A invisibilização da primeira infância nos debates e nas políticas; a estigmatização e criminalização da adolescência e juventude negra e das comunidades pobres e periféricas; as lógicas em que se fundamentam as crescentes demandas pela redução da maioridade penal; a segregação urbana, escassez de espaços públicos e não efetivação do direito de brincar; o papel dos meios de comunicação; a desmilitarização das polícias e a construção de uma segurança cidadã e a necessidade de garantir a proteção às crianças em todas as circunstâncias.

Através desta publicação, se reforça o compromisso com a produção de saberes plurais e a articulação intersetorial (entre governo, academia, sociedade civil e movimentos sociais), por ter a certeza de que é necessariamente através das trocas entre posições e conhecimentos diversos que será possível construir alianças e alternativas efetivamente capazes de melhorar as condições de vida das crianças e adolescentes latino-americanas/os.

Using early childhood research to informe and influence public policy: An example for Brazil

2015

RIZZINI, Irene; BUSH, Malcolm. Using early childhood research to inform and influence public policy: An example from Brazil. Sage publications. In: Early Childhood Research. Editors: Ann Farrell, Sharon L. Kagan, Kay M. Tisdal, 2015.

Este livro reúne textos de alguns dos mais reconhecidos pesquisadores de diversos países sobre pesquisa e políticas com foco sobre crianças na primeira infância. Irene Rizzini e Malcolm Bush, do CIESPI/PUC-Rio participam da coletânea da Sage Publications com o texto: Using early childhood research to inform and influence public policy: an example from Brazil (cap. 25, p. 419-431).

Citizens in the Present: Youth Civic Engagement in the Americas

2013

Embora a cobertura da mídia com frequência retrate os jovens de áreas urbanas como politicamente desengajados, este livro oferece um antídoto para tais pontos de vista através de narrativas da participação cidadã de jovens ativistas em 3 cidades: Rio de Janeiro, Chicago e Cidade do México. Este estudo inédito proporciona nuances das experiências pessoais desses jovens que se importam profundamente com suas comunidades e estão ativamente envolvidos em uma variedade de questões em suas localidades. Examinando as perspectivas de 75 jovens nas 3 cidades, sobre sua participação social e político, as autoras investigam o que motiva os jovens dessas cidades, que forças os influenciam, e em que tipos de ações ou práticas democráticas se envolvem em cidades na América de hoje. Com base em extensas entrevistas e narrativas pessoais redigidas pelos jovens participantes do estudo, "Citizens in the Present" fornece um retrato vibrante de uma nova geração engajada de jovens atores políticos.

TORRES, Maria de Los Angeles; RIZZINI, Irene e DEL RIO, Norma. Citizens in the Present: Youth Civic Engagement in the Americas. University of Illinois Press: Chicago, 2013.

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