Cadernos CIESPI de pesquisa

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Caderno 1 - Espaços de escuta e participação no contexto de acolhimento institucional | Série: Crianças e adolescentes em acolhimento institucional

2020

A publicação parte de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar a participação de adolescentes que se encontram acolhidos em instituições, particularmente no que se refere ao processo de desligamento institucional quando completam 18 anos de idade. As autoras analisam o cotidiano de um grupo de adolescentes que moram na Unidade de Reinserção Social Paulo Freire (antiga URS Bangu), e discutem a construção de espaços de escuta e de participação, abordando desafios e conquistas desse processo.
A Série é um dos produtos do projeto “Entre a Casa, as Ruas e as Instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, coordenado pela professora Irene Rizzini (FAPERJ/CNE, Cientista do Nosso Estado, 2017-2020; FAPERJ Ref. N° E-26/202.812/2017).

Caderno 7 - Vozes de jovens grávidas e/ou mães em contextos de vulnerabilidade

2019

Esta publicação apresenta a análise dos resultados de uma pesquisa realizada pelo CIESPI/PUC-Rio em parceria com a Associação Beneficente São Martinho junto a adolescentes e jovens grávidas e/ou mães que vivem em contextos de vulnerabilidade. Ao longo do texto, destacamos a importância da construção de redes de apoio capazes de assegurar às famílias proteção básica e a oferta de oportunidades para que possam transpor adversidades e enfrentar desafios que afetam suas vidas, como a falta de estudo; a instabilidade no trabalho; os conflitos familiares; o isolamento materno; a influência do comércio ilegal de drogas; a pobreza; e a gravidez não planejada.  

Caderno 6 - Contrastes: Infância e Cidade - metodologias de escuta e participação

2019

Neste número do Caderno de Pesquisa e Políticas Públicas, as autoras refletem sobre a importância da criação de caminhos metodológicos que promovam e incluam a escuta e a participação de crianças no debate, na elaboração e na implementação de políticas públicas, no que diz respeito à construção e a (re)criação de cidades democráticas.

Políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua: guia comentado.

2018

Esta publicação discute resultados da pesquisa “Políticas Públicas e os Desafios da Implementação: Análise do Caso da Política de Atendimento a Crianças e Adolescentes em Situação de Rua no Rio de Janeiro”,  coordenada pela professora Irene Rizzini, com apoio da FAPERJ.

O GUIA inclui uma análise sobre as políticas e ações em curso voltadas para a população em situação de rua, destacando aquelas que recaem especificamente sobre crianças e adolescentes. A publicação apresenta também uma discussão sobre os desafios e as perspectivas do processo de implementação de políticas públicas para crianças e adolescentes em situação de rua no Brasil e, em particular, na cidade do Rio de Janeiro.

O objetivo é contribuir para o debate público e para o aperfeiçoamento da atuação profissional e das ações de incidência política relacionadas às demandas específicas da população infantil e adolescente em situação de rua.

População infantil e adolescente em situação de rua no Brasil: análises recentes.

2018

Esta publicação, que serve de guia para os interessados em explorar o tema, traz uma síntese dos principais temas abordados na produção acadêmica nacional, publicada entre 2000 e 2015, sobre crianças e adolescentes em situação de rua. Além disso, os leitores terão acesso à metodologia utilizada na pesquisa e os principais resultados alcançados.
Parte da série produzida no âmbito do projeto “Políticas Públicas e os Desafios da Implementação: análise do caso da política de atendimento a crianças e adolescentes em situação de rua no Rio de Janeiro”, com o apoio da FAPERJ, a pesquisa foi coordenada pela professora Irene Rizzini, do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio.