Cadernos CIESPI de pesquisa

Título:
Ano:

Caderno 11 - Jovens em Ação: reflexões sobre participação social e inserção no mundo do trabalho

2022

O Caderno 11 apresenta a pesquisa realizada pela equipe do CIESPI/PUC-Rio em parceria com o Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação, entre meados de 2020 e 2022. O texto reúne os dados coletados, assim como traz as considerações dos jovens sobre sua participação no projeto e analisa os desafios e acertos da parceria intergeracional.

Caderno 10 - Subsídios para o aprimoramento do serviço de acolhimento institucional no Brasil

2021

Nos dias 16 e 17 de setembro de 2021, o Comitê dos Direitos da Criança - CDC, da Organização das Nações Unidas - ONU, promoveu o Dia de Discussão Geral sobre os “Direitos da Criança em Cuidados Alternativos”. Visando contribuir para esse encontro, a equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC-Rio, formada por Renata Mena Brasil do Couto e Juliana Maria Batistuta Teixeira Vale, sob a coordenação de Irene Rizzini, se uniu a Manoel Torquato (Associação Beneficente o Pequeno Nazareno – OPN), Isa Maria Ferreira da Rosa Guará e Dayse Cesar Franco Bernardi (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente – NECA) para elaborar subsídios para a aprimoramento do Serviço de Acolhimento Institucional – SAI, com base em sua longa trajetória de pesquisa-ação sobre o tema e em quatro estudos recentes.

Caderno 9 - Crianças, adolescentes e os desafios da pandemia de Covid-19

2021

De autoria de Irene Rizzini, Caroline de Souza Araujo e Renata Mena Brasil do Couto, a publicação discute algumas das principais consequências dos acontecimentos atuais frente o contexto da pandemia de Covid-19, que demandam estratégias específicas de cuidado, em consonância com a pluralidade de contextos sociais, econômicos e culturais nos quais vivem as crianças e adolescentes no Brasil.

Caderno 3: Produção acadêmica sobre crianças e adolescentes em acolhimento institucional: recomendações para o aprimoramento do serviço | Série: Crianças e adolescentes em acolhimento institucional

2020

O texto visa ampliar o alcance das pesquisas e dos debates sobre o tema do acolhimento institucional para crianças e adolescentes e se baseia em um amplo levantamento e na análise da produção acadêmica nacional sobre o tema, publicada entre 2000 e 2019.

Caderno 8 - Perfil amostral de crianças e adolescentes em situação de rua e acolhimento institucional no Brasil

2020

Os dados analisados na publicação fazem parte da pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto Conhecer para Cuidar, uma parceria entre a Associação Beneficente O Pequeno Nazareno e o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio).