Notícias

Seminário final “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro” foi um sucesso!



No dia 09/12/2020, o CIESPI/PUC-Rio e o Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, promoveram o seminário final do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, desenvolvido com apoio da FAPERJ.

O projeto, coordenado pela professora Irene Rizzini (CNE, 2017-2020. Ref. n° E-26/202.812/2017), contou com a participação de Renata Mena Brasil do Couto (pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio) e das bolsistas de Iniciação Científica do Departamento de Serviço Social da PUC-Rio: Mônica Regina de Almeida Figueiredo (PIBIC), Hanna Azevedo Coelho (PIBIC) e Letícia Cristina Ferreira da Silva (FAPERJ).

O evento foi realizado online, através da plataforma Zoom, e contou com a participação de mais de setenta pessoas. Para comentar os resultados do projeto e destacar elementos importantes para a continuidade do debate sobre o tema do acolhimento institucional para crianças e adolescentes, contamos com a participação de: Eduardo Rezende Melo (Juiz em São Caetano do Sul/SP), Isa Maria F. Rosa Guará (Sócia fundadora e membro do Comitê Gestor e da Diretoria da Associação de Pesquisadores dos Núcleos de Estudos e Pesquisas da Criança e do Adolescente - NECA) e Lilia Iêda Chaves Cavalcante (Professora do departamento de Serviço Social da UFPA).

Dentre as contribuições apresentadas, destacamos: a importância de se pensar uma multiplicidade de estratégias para o atendimento a crianças e adolescentes afastadas de suas famílias de origem; a judicialização da vida e o controle social ainda presente nas políticas públicas voltadas para os pobres; questões sobre gênero e sexualidade, ainda muito pouco presentes nas produções acadêmicas; a relevância do debate sobre a crise contemporânea e o consequente agravamento das questões sociais; a importância da ampliação e mediação dos debates normativos e teóricos para que eles possam alcançar os profissionais da ponta dos serviços de proteção; e a relação entre o tema e questões ligadas aos migrantes e refugiados, fenômeno que vêm se ampliando no século XXI.

Conheçam a produção do projeto “Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento no estado do Rio de Janeiro”, disponível no site do CIESPI/PUC-Rio:

- Série de pesquisas “Crianças e Adolescentes em Acolhimento Institucional”.

CERQUEIRA, Carla; RIZZINI, Irene. Espaços de escuta e participação no contexto de acolhimento institucional. Rio de Janeiro: CIESPI, 2020.

RIZZINI, Irene; COUTO, Renata Mena Brasil do; FIGUEIREDO, Mônica Regina de Almeida. Acolhimento Institucional em Foco: perspectivas de profissionais e de crianças e adolescentes usuários do serviço no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: CIESPI, 2020.
COUTO, Renata Mena Brasil do; RIZZINI, Irene. Produção acadêmica sobre crianças e adolescentes em acolhimento institucional: recomendações para o aprimoramento do serviço. Rio de Janeiro: CIESPI, 2020.

- Base de dados bibliográficos “Acolhimento institucional para crianças e adolescentes – produção acadêmica (2000-2019)”.

Essa base reúne as principais produções acadêmicas nacionais, publicadas entre 2000 e 2019, sobre questões fundamentais relacionadas ao serviço de acolhimento institucional para crianças e adolescentes.