Notícias

Reunião do Grupo de Trabalho Participação Infantil da Rede Nacional pela Primeira Infância



Após um intervalo nos encontros, o Gt Participação Infantil se reuniu para tratar de vários assuntos, entre eles, o desafio de cumprir três as tarefas, sendo duas mais imediatas: a) escrever um texto para subsidiar o Módulo 5 do curso Mobile – Participação Infantil nas Políticas de Mobilidade Urbana, realizado pelo CECIP, cujo público é formado por 200 gestores públicos de diversas regiões do país e b) gravar um vídeo com uma conversa sobre os conteúdos discutidos. A terceira tarefa era escrever um texto sobre as ações já realizadas por esse Gt. O tema geral do Módulo 4 é: Escuta e participação de crianças - Como fazer? O texto deveria contemplar uma introdução, com orientações gerais para efetivar uma participação, ressaltando a importância da formação dos adultos que vão atuar na "escuta" ou nas ações de participação das crianças; as diferentes linguagens infantis - saber interpretá-las sem interferir ou distorcer; técnicas de registro; ética na relação adulto/crianças; cuidados com a imagem da criança e direitos de imagem; direito a não participação; relações de alteridade entre crianças e adultos e entre crianças e crianças; cuidado no levantamento de expectativas; diagnóstico (identificar de que maneira as crianças se movem nas cidades, no campo, nas florestas). Esses conteúdos deveriam ser subdivididos nos seguintes tópicos: Escuta de crianças - Como fazer? (importância das boas perguntas, ambiente lúdico e confortável); Mediação/Negociação (passos para a construção de um plano de ação participativo e negociação para a viabilidade de implementação; importância da concretização de alguma sugestão das crianças); Implementação - crianças com a mão-na-massa (envolver as crianças em atividades de realização de projetos e de cuidado, adoção de praças, crianças cuidadoras de hortas e de praças públicas). O texto foi estruturado e seria finalizado no dia seguinte e o vídeo foi gravado. Nesse vídeo, as organizações que compõem o Gt foram apresentadas com destaque sobre suas especificidades e o debate se remeteu às questões que discutimos durante a escrita. A elaboração do segundo texto também foi adiada, mas o grupo definiu as principais questões e identificou, entre produções já realizadas anteriormente pelo Gt, os materiais que podem subsidiá-lo.
Organizações presentes: CECIP; Rodison; CIESPI/PUC-Rio; Fundação Angélica Goulart; AVANTE.