Projeto Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas segue avançando


Concluímos a etapa de formação do projeto Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas e estamos avançando na pesquisa de campo, protagonizada pelos participantes do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA-VR), em parceria com o Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância (CIESPI/PUC-Rio).

Os jovens conduziram um levantamento dos principais atores-chave da cidade de Volta Redonda e estão realizando entrevistas com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Fundação Beatriz Gama, do Centro de Integração Empresa-Escola, entre outros importantes personagens que atuam sobre os temas da inserção produtiva e da participação social da juventude no município. Estamos também organizando uma consulta e grupos focais online com os jovens da cidade afim de compreender suas percepções sobre esses temas.

Em paralelo a essas atividades, os jovens participaram de uma reunião internacional com os parceiros do projeto, que é coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia). Nesse encontro, eles puderam trocar experiências com os jovens indianos que estão desenvolvendo o projeto em Mumbai. No relato a seguir, eles contam como foi essa conversa.

Conexão Jovem: Brasil e Índia

Autores: Gabriel Bergone (FJSFA), Lucas de Almeida (FJSFA), Marcela Pereira (FJSFA), Sam Ferreira da Silva (FJSFA) e Carolina Terra (CIESPI/PUC-Rio).

Esse relato se refere a um encontro, que aconteceu no âmbito do projeto “Jovens em ação na criação de cidades inclusivas”, entre dez jovens pesquisadores/ativistas do Brasil e da Índia. O projeto visa contribuir para tornar as cidades mais inclusivas e permeáveis à participação ativa e ao desenvolvimento juvenil e conta com a participação de nove membros do Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação. O Conselho de Articulação Jovem, formado por quatro jovens e uma pesquisadora do CIESPI/PUC-Rio, foi responsável por representar todo o grupo nesse encontro.

O encontro, mesmo que online, proporcionou um momento único de troca de experiencias e vivências. Ao longo de algumas horas, que passaram como se fossem minutos, pois era uma conversa cativante e atrativa, buscamos levar e trazer a cultura e o contexto de cada local para ampliar a visão de todos sobre nossas realidades, que num primeiro momento podem parecer completamente diferentes, mas que com o aprofundamento do diálogo e do entrosamento, permitiram que todos enxergassem as inúmeras semelhanças.

Ao mesmo tempo, também foi possível observar que a criatividade da juventude se manifesta em distintas formas de atuação. Tivemos o privilégio de conhecer um pouco mais da estratégia de atuação e abordagem praticada por nossos colegas pesquisadores jovens do outro lado do globo, mesmo com todas as barreiras e dificuldades que tal distância territorial possa causar.

Temos certeza de que para nossos colegas indianos, assim como foi para nós, jovens brasileiros, essa reunião não só produziu conhecimento e saberes, como desencadeou encorajamento e fortaleceu a certeza do propósito para qual temos atuado nesta pesquisa, despertando um anseio por muitos outros encontros para expandir a nossa visão.

Produtos produzidos pelos jovens do projeto

Ao longo do projeto, os jovens têm sido estimulados a produzir pequenos materiais de divulgação das principais questões abordadas em nossos encontros. A ideia é que seja utilizada uma linguagem atual e amigável para a divulgação dos debates e, futuramente, dos resultados do projeto.

Projeto Jovem Aprendiz

O vídeo produzido para o Tik Tok, estrelado por Gustavo Gomes e com roteiro de Gabriel Bergone, mostra os benefícios do Programa Jovem Aprendiz. O Programa é uma das principais iniciativas do governo brasileiro para incentivar a inserção de jovens no mercado de trabalho. Ele está amparado na Lei de Aprendizagem (10.097/00), que estabelece que todas as empresas de médio e grande porte devem incluir em seu quadro de funcionários jovens com idade entre 14 e 24 anos, em contrato especial de trabalho, oferecendo a eles aprendizagem e experiência profissional remunerada.

Acesse aqui o vídeo.

Bolsa cultural

Marcela Helena Pereira Silva e Gustavo Gomes, membros do Fórum Juventude Sul-Fluminense em Ação (FJSFA), contam um pouco sobre sua experiência como bolsistas culturais de uma orquestra.

Confira aqui o vídeo.

Mais informações sobre o projeto

O projeto Jovens em Ação na Criação de Cidades Inclusivas é coordenado pela Universidade de Edimburgo (Escócia) e conta com parceiros no Brasil - CIESPI/PUC-Rio - e na Índia - Youth for Unity and Voluntary Action (YUVA), Fields of View (FoV) e National Institute of Urban Affairs (NIUA). Ele visa estimular a participação e o protagonismo juvenil nos processos de construção, implementação e monitoramento de políticas públicas, especialmente no que tange a sua inserção produtiva. No Brasil, sob a coordenação da professora Irene Rizzini, o CIESPI/PUC-Rio vem trabalhando com o Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação, que atua em Volta Redonda (FJSFA-VR).

Saiba mais sobre o projeto clicando aqui.