Jovens em Ação no contexto da pandemia: Seminário internacional: Brasil e México


A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e a Universidad de Guadalajara têm o prazer de anunciar a realização do seminário internacional Jovens em Ação no Contexto da Pandemia, uma parceria entre pesquisadores do Brasil e do México, coordenado pelos professores Irene Rizzini e Ricardo Fletes Corona. O seminário acontecerá no dia 18 de maio, de 18h às 20 horas, via plataforma ZOOM.

As inscrições podem ser feitas por aqui

Participarão do evento jovens protagonistas em movimentos sociais e pesquisadores brasileiros e mexicanos. São eles: Marcela Helena Pereira, Fórum Juventude Sul Fluminense em Ação (FJSFA) e CMDCA-VR, Volta Redonda, Rio de Janeiro; Pedro Henrique da Silva de Souza, Juazeiro do Norte, Ceará, PETECA-MPT; COMAPETI/CEAPETI/NUCA; Damián Carmona, UTOPIAS POSIBLES, Zapopan, Jalisco e Rocío Mora Florentino, CODENI, Guadalajara. Contará, ainda com a participação dos professores Paulo Carrano, da Universidade Federal Fluminense/UFF e Yolanda Corona, Universidad Autónoma Metropolitana-Xochimilco.

O seminário tem como proposta realizar um intercâmbio de ideais e experiências sobre participação e protagonismo infantil e juvenil em tempos de pandemia. É inegável que a pandemia vem mudando as formas como as pessoas se relacionam, principalmente a população jovem. A necessidade do isolamento social tornou o uso de meios eletrônicos e redes sociais ainda mais intenso. As formas de engajamento e participação social, que já vinham se modificando, sofreram novas e mais intensas transformações. As ações políticas ganharam novos contornos, ainda pouco conhecidos e temos muito a trocar e a aprender sobre elas.

Desejamos ouvir sobre as experiências, ações, demandas e prioridades de jovens brasileiros e mexicanos. Esperamos que este evento enriqueça os atuais debates sobre participação juvenil, especialmente em tempos tão desafiadores do ponto de vista da saúde, da economia e, também, da política, considerando as ameaças à democracia vividas no Brasil e no México.
Este seminário é uma iniciativa do projeto “Monitoramento dos processos de participação infantil em políticas e programas de proteção à infância em âmbito internacional”, em consonância com o Edital CAPES-PRINT nº 41/2017.

Contamos com a sua participação!