CIESPI realiza mais uma ação de conscientização sobre a importância da vacinação de crianças na Rocinha


No dia 21 de março de 2022, o CIESPI/PUC-Rio, com apoio de agentes de saúde, Conselho Tutelar, Museu Sankofa, coletivo A Rocinha Resiste e mobilizadores do projeto Rocinha pela Vida, realizou uma ação de conscientização sobre a importância da vacinação de crianças na Rocinha.

 

Tendo como inspiração as campanhas de vacinação realizadas na Rocinha nas décadas de 1980 e 1990 por moradores, instituições, coletivos e movimentos sociais, o CIESPI/PUC-Rio lançou mão de um megafone para caminhar pelas ruas, vielas e becos da comunidade com o objetivo de informar a população sobre a vacinação contra a Covid-19. Também foram distribuídos pirulitos e panfletos com as principais dúvidas acerca da vacinação infantil.

 

O grupo passou por alguns pontos considerados estratégicos na comunidade, como Rua 1, Rua 2, Rua 3, início da Cidade Nova, Biblioteca Parque da Rocinha e, por fim, na Curva do S. Nesta última parada, as atividades foram concentradas em torno das escolas municipais presentes nessa localidade, como a Escola Municipal Luiz Paulo Horta e a Escola Municipal Dr. Bento Rubião. Esses locais foram considerados estratégicos por terem grande concentração de crianças e famílias que puderam ouvir e receber as informações compartilhadas pela equipe mobilizadora.

 

 

 

 


 

A campanha

 

Essa iniciativa é uma das ações do projeto Primeira Infância Participativa e Inclusiva, coordenado pela Universidade de Edimburgo, onde o CIESPI/PUC-Rio tem desenvolvido atividades na comunidade, dentre elas: pesquisa e mapeamento do campo e uma ação de formação de jovens sobre o tema, com o apoio de um grupo consultivo comunitário.

 

 Segundo a Fiocruz, apesar dos casos de Síndrome Respiratória Aguda grave (SRAG) estarem em queda na população geral, houve um aumento de crianças com a condição. Uma das explicações para esse cenário é o fato de que as crianças ainda não completaram o ciclo de vacinação contra a Covid-19. Assim, atualmente, o risco para elas é relativamente mais alto, ainda que os casos na população em geral estejam diminuindo. Com a inclusão das crianças com idade entre cinco e onze anos na campanha nacional de vacinação contra Covid-19, as perspectivas se mostram cada vez melhores, porém, a falta de investimentos federais em campanhas e a circulação de informações falsas tem gerado insegurança e baixa adesão.

 

 Considerando que a vacina é um direito e salva vidas, o CIESPI/PUC-Rio, em parceria com iniciativas locais da Rocinha, se engajou em uma campanha em prol da vacinação das crianças, tendo como foco os pais e responsáveis por crianças maiores de 5 anos que já podem se vacinar contra o coronavírus. Além da caminhada realizada no 21 de março, também foram elaboradas chamadas para um carro de som, postagens para as redes sociais e distribuição de panfletos em locais públicos, como Conselho Tutelar e escolas.

 

 Essas iniciativas contam com o apoio dos jovens que fazem parte da ação comunitária desenvolvida na Rocinha, que visa promover a participação da comunidade em atividades e na agenda em prol das crianças na Primeira Infância.

 

  Vejam alguns exemplos das estratégias adotadas abaixo e compartilhe. Participe dessa campanha!