CIESPI/PUC-Rio, em parceria com a OPN e o NECA, lança publicação que oferece subsídios para o aprimoramento do Serviço de Acolhimento Institucional


Nos dias 16 e 17 de setembro de 2021, o Comitê dos Direitos da Criança - CDC, da Organização das Nações Unidas - ONU, promoveu o Dia de Discussão Geral sobre os “Direitos da Criança em Cuidados Alternativos”.

Visando contribuir para esse encontro, a equipe do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância - CIESPI/PUC-Rio, formada por Renata Mena Brasil do Couto e Juliana Maria Batistuta Teixeira Vale, sob a coordenação de Irene Rizzini, se uniu a Manoel Torquato (Associação Beneficente o Pequeno Nazareno – OPN), Isa Maria Ferreira da Rosa Guará e Dayse Cesar Franco Bernardi (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente – NECA) para elaborar subsídios para a aprimoramento do Serviço de Acolhimento Institucional – SAI, com base em sua longa trajetória de pesquisa-ação sobre o tema e em quatro estudos recentes.

Os estudos que embasaram o Caderno CIESPI Nº 10 de Pesquisa & Políticas Públicas foram: Conhecer para cuidar – OPN; CIESPI/PUC-Rio; Entre a casa, as ruas e as instituições: crianças e adolescentes em situação de rua e as instituições de acolhimento – CIESPI/PUC-Rio com apoio da FAPERJ (CNE, 2017-2020. Ref. n° E-26/202.812/2017); Levantamento nacional dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes em tempos de Covid-19 – NECA; MNPCFC; FICE Brasil; e Minha vida fora dali: a perspectiva de jovens egressos dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes como contribuição à avaliação do plano nacional de convivência familiar e comunitária – MNPCFC.

Acesse aqui os Subsídios para o aprimoramento do serviço de acolhimento institucional no Brasil - Recomendações para o Comitê dos Direitos da Criança (ONU) sobre os “Direitos das crianças e cuidados alternativos”.