Definição de variáveis complexas

DEFINIÇÃO DE VARIÁVEIS COMPLEXAS

Acesso a esgoto - O domicílio está ligado ao sistema geral de tratamento de esgoto ou a uma fossa séptica.

Acesso ao fornecimento de água - Pelo menos um cômodo do domicílio está ligado ao fornecimento de água do município.

Acesso à coleta de lixo - O domicílio é servido por coleta direta de lixo ou deposita o lixo em uma caçamba de um serviço de coleta de lixo. Vale ressaltar que, embora oficialmente esse tipo de serviço esteja disponível, na prática o lixo costuma ficar acumulado em bairros de renda mais baixa.

Crianças na escola - Até muito recentemente, embora a frequência escolar fosse compulsória, a maioria das crianças, tanto em escolas públicas como em particulares, comparecia à escola por meio período, com as escolas às vezes oferecendo três turnos de ensino a cada dia para grupos diferentes de alunos. O Plano Nacional de Educação, promulgado em 2014, estipulava a implantação do ensino integral para 25% dos alunos do ensino médio até 2024, e um grande esforço está sendo feito para fazer cumprir essa lei. O Plano Nacional também prevê a universalização do ensino para crianças de 4-5 anos. Enquanto isso, 20% dos estudantes frequentam escolas particulares, e até a recessão econômica esse percentual estava crescendo. Nos últimos anos, porém, sob o impacto das crises econômicas, esse percentual caiu.

Cor - Os brasileiros usam cinco cores para distinguir seu grupo racial/étnico: branco, preto, pardo, amarelo e indígena. A maioria dos dados de resumos informa brancos incluindo amarelos; e pretos incluindo pardos e indígenas. Deve-se ressaltar que muitos consideram o termo pardo uma forma intencional de designar a mestiçagem e que mais de 40% dos brasileiros declararam pertencer a esse grupo.

Renda - No Brasil, o modo mais usual de informar a renda familiar é o da renda total mensal por domicílio, per capita. O valor é em geral informado como uma fração ou um múltiplo do salário mínimo.

Grandes regiões do Brasil - O Brasil é dividido em termos geopolíticos em cinco regiões (também chamadas de macrorregiões), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cada região é composta de três estados ou mais. Embora tenha reconhecimento oficial, a divisão é basicamente acadêmica e se fundamenta em fatores geográficos, sociais e econômicos, entre outros. Ela é, entretanto, útil para gerar amplas comparações, com base na geografia, de um lado a outro do país.

Salário mínimo - No Brasil, o salário mínimo foi criado em 1940 por meio do Decreto-Lei 2.162. Em 1984, com o objetivo de reduzir disparidades existentes nos valores entre as regiões e entre categorias profissionais, ele foi aplicado a todos os estados. O salário mínimo é reajustado anualmente por conta da inflação. Esse salário aplica-se somente aos trabalhadores do setor formal. Mais de 40% dos trabalhadores estão no setor informal, e seus empregadores não estão sujeitos ao patamar do salário mínimo. Cinco estados, entre os quais o Rio de Janeiro e São Paulo, estabelecem um salário mínimo maior que o salário federal. O salário mínimo atual (2016) é de R$ 880,00, que, à taxa de câmbio atual, corresponde a US$ 267. Observe-se que o nível atual do real em comparação com o dólar está baixo pelos padrões recentes.