PRINCÍPIOS ORIENTADORES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A PREVENÇÃO DA DELINQUÊNCIA JUVENIL (DIRETRIZES DE RIAD)
1990
Ementa: Adotados e proclamados pela Assembléia Geral das Nações Unidas por meio da Resolução 45/112, de 14 de Dezembro de 1990, apresenta diretrizes para a prevenção do envolvimento de jovens com a criminalidade.
Vigência no Brasil: Não tem obrigatoriedade legal.
REGRAS MÍNIMAS DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A PROTEÇÃO DOS JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE
1990
Ementa:Adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 14 de dezembro de 1990, apresenta princípios para a proteção dos jovens privados de liberdade pela justiça.
Vigência no Brasil: Não tem obrigatoriedade legal.
REGRAS MÍNIMAS PADRÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A ELABORAÇÃO DE MEDIDAS NÃO PRIVATIVAS DE LIBERDADE (REGRAS DE TÓQUIO)
1990
Ementa: Adotada pelas Assembleia Geral das Nações Unidas por meio da Resolução 45/110, em 14 de dezembro de 1990, estabelece princípios padrão para a elaboração de medidas não privativas de liberdade e garantias mínimas para as pessoas a elas submetidas.
Vigência no Brasil: Não tem obrigatoriedade legal.
CARTA AFRICANA DOS DIREITOS E BEM-ESTAR DA CRIANÇA
1990
Ementa: Tratado de direitos humanos adotado sob a égide da União Africana, que possui 45 Estados Partes. Trata do tema específico dos direitos da criança no contexto do continente africano e institui um Comitê Africano de Peritos sobre os Direitos e o Bem-Estar da Criança.
DECLARAÇÃO MUNDIAL SOBRE EDUCAÇÃO PARA TODOS
1990
Ementa: Aprovada pela Conferência Mundial sobre Educação para Todos, organizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em Jomtien, Tailândia – 5 a 9 de março de 1990. Consiste em plano de ação a para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem.
Vigência no Brasil: O Brasil é um país signatário. O documento não tem obrigatoriedade legal.